Os moradores do Distrito do Siupé, em São Gonçalo do Amarante comemoram nesse sábado (28), os 278 anos de fundação do povoado .
Umas das mais antigas povoações do Estado, o distrito de Siupé...
Os moradores do Distrito do Siupé, em São Gonçalo do Amarante comemoram nesse sábado (28), os 278 anos de fundação do povoado .
Umas das mais antigas povoações do Estado, o distrito de Siupé tem muito da história do Ceará e de São Gonçalo do Amarante. Habitado, em princípio, pelos indígenas do tronco dos anacés, as primeiras informações da presença do homem branco datam de 1653.
Nesse ano, chegava ao Ceará o soldado Felipe Coelho de Morais, pertencente á Companhia do Capitão João de Freitas Cunha, com o fim de trabalhar na restauração do Forte, onde ficou residindo com os Capitães que vinham governá-lo. Começou a criar gado "à beira da Fortaleza" e foi o primeiro que começou a povoar a capitania.
?
Tudo começou com os fatos que rondam a construção da Igreja de Nossa Senhora da Soledade e a origem da santa encontrada num pé de gameleira. Esses fatos desencadeiam um conjunto de acontecimentos, relacionando este povo com a natureza e a fé.
A Igreja Nossa Senhora da Soledade situada do distrito de Siupé, município de São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do estado, em terreno de aproximadamente 8.000m², domina o centro da grande praça, ao redor da qual foram edificadas pequenas casas, característica das antigas vilas missionárias - missões religiosas ocorridas no Brasil. Frente à entrada do templo, foi localizada a base do cruzeiro, que hoje se conserva com suas características originais. #historia #siupe #ceara #papelpanoticias