Mais de 4 mil pessoas são abordadas durante barreiras sanitárias em São Gonçalo do Amarante
14 Maio de 2020 Todo cuidado é pouco quando se trata da vida humana. Essa tem sido uma das principais preocupações da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante desde o início da crise de saúde...
14 Maio de 2020
Todo cuidado é pouco quando se trata da vida humana. Essa tem sido uma das principais preocupações da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante desde o início da crise de saúde pública causada pelo coronavírus. Diariamente e simultaneamente, diversas ações visam a garantia da saúde coletiva. Uma delas é a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município.
Coordenadas pelo ComVida - comitê de combate ao coronavírus em SGA, as barreiras sanitárias têm como objetivo controlar o fluxo de pessoas, restringindo o acesso de veículos vindos de outras cidades. As barreiras são distribuídas em diversos pontos do município desde a região do sertão, até a sede e a praia.
As barreiras sanitárias iniciaram no mês de abril. De lá para cá, mais de 4 mil pessoas já foram abordadas.
Durante a operação, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento Municipal de Transito (Demutran) e da Guarda Municipal, orientam os cidadãos quanto aos cuidados para prevenção do coronavírus; alertam sobre a importância do isolamento social, bem como do uso da máscara de proteção, e averiguam a documentação dos motoristas e passageiros quanto à residência fixa em São Gonçalo do Amarante, ou objetivo/razão do deslocamento à cidade.
Atualmente, o município conta com nove barreiras sanitárias que fiscalizam a entrada e saída de veículos, permitindo apenas a permanência de moradores e/ou funcionários que trabalham na região.
As barreiras sanitárias seguem a recomendação da organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, e visam diminuir o risco de transmissão do novo vírus com a redução do fluxo de pessoas entre as cidades.
A principal recomendação nas barreiras sanitárias é que se mantenha o isolamento social através da permanência em casa. Nos casos em que se há necessidade de deslocamento, o uso de máscara de proteção é obrigatório.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante disponibiliza um canal de comunicação para ajudar no combate a proliferação da doença: o 153, que aciona a Guarda Municipal em casos de descumprimento ao Decreto Estadual e Municipal.