Por: Robério Soares | 04/06/2020Este imóvel encontra-se em São Gonçalo do Amarante no distrito de Umarituba, construído em 1923 por um dos fundadores do distrito, o Sr. Antônio Brasileiro de fam...
Por: Robério Soares | 04/06/2020
Este imóvel encontra-se em São Gonçalo do Amarante no distrito de Umarituba, construído em 1923 por um dos fundadores do distrito, o Sr. Antônio Brasileiro de família ilustre desse município. Era irmão de Dona Iracema Brasileiro Alcântara, mãe de Adelino Alcântara Filho, ex-deputado estadual, ex-secretário de Educação do Ceará e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante. E também irmão de Dona Nenem Brasileiro Martins, viúva de Eretides Martins, ex-deputado e mãe de Maurício Brasileiro Martins ex-prefeito por duas vezes de nosso município.
Neste imóvel funcionava a sede da fazenda e um pequeno comércio que abastecia os moradores da região. Até então o imóvel e ás terras que vão da BR-222 até o Rio São Gonçalo pertencem à família do Sr. Antônio Brasileiro. Dentre eles Liaderson Pontes casado com uma de suas filhas, empresário do ramo de Cera de Carnaúba, pai de Domingos Pontes, ex-prefeito de Caucaia, Liaderson Pontes Neto, ex-deputado estadual, Cleto Brasileiro Pontes psiquiatra respeitado em Fortaleza, todos já falecidos. Vivos ainda o Sr. Antônio Brasileiro Neto, advogado, ex-vereador de São Gonçalo e Regina Coeli tabeliã na cidade de Aracoiaba.