As chuvas dos últimos dias causaram estragos, com registro de alagamentos em ruas e residências em algumas comunidades, desabrigando dezenas de famílias de São Gonçalo do Amarante.
Por outro lad...
As chuvas dos últimos dias causaram estragos, com registro de alagamentos em ruas e residências em algumas comunidades, desabrigando dezenas de famílias de São Gonçalo do Amarante.
Por outro lado, a boa notícia é que as chuvas do início do ano abasteceram ao máximo, açudes e barragens da região, garantindo o abastecimento de água para o ano de 2020.
Até o momento, São Gonçalo registrou cerca de 1.455.9 milímetros captados pelos seis pontos pluviométricos distribuídos na região. Na manhã desta segunda-feira, 6 de julho de 2020, o pluviômetro localizado no Sítio Santo Amaro, próximo a localidade de Parada, no Distrito de Pecém, registrou 185 milímetros. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Rural (SDAR), Maurício Brasileiro, a precipitação chuvosa neste período deve garantir o abastecimento de água no município para todo o ano. Lembrando que sempre devemos fazer o bom uso da água e evitar desperdícios. "Este ano, segundo a Funceme, tivemos uma precipitação de chuva de 1.455.9 milímetros o que proporcionou na zona rural, para os que tem a cisterna de polietileno, a captação máxima de 17 mil litros de água potável em cada uma das cisternas. Também abasteceu com capacidade máxima os açudes, barragens e barreiras de pequeno porte, suprindo as demais necessidades da zona rural", explicou Maurício.
O secretário afirma que o abastecimento também ficará garantido para a Sede e para os distritos, uma vez que a chuvas do início do ano também propiciaram uma boa recarga aos pontos de captação hídrica da Cagece, para a Sede, para os Distritos de Pecém, Taíba, Siupé e da região do Sertão.