O distrito do Croatá, em São Gonçalo do Amarante, completou no último sábado(05) , 57 anos de fundação.
Distante 64 km de Fortaleza, cortado pela BR-222 e pela estrada de ferro que liga Forta...
O distrito do Croatá, em São Gonçalo do Amarante, completou no último sábado(05) , 57 anos de fundação.
Distante 64 km de Fortaleza, cortado pela BR-222 e pela estrada de ferro que liga Fortaleza a Sobral, a denominação "Croatá" tem origem no fruto do croatazeiro, uma planta pequena, sendo que seu fruto muito se assemelha a uma banana.
Esse fruto era colhido pelas croatazeiras, servindo de alimento para os Índios Guanacés, que desciam da Chapada da Uruburetama para unir-se aos Anacés. Estes tinham como habitat as margens do Rio Siupé. Os Índios Anacés eram perseguidos pelos Índios Jaguaruanas.
A colheita do croatá perdurou até as décadas de 1940 e 1950. Até hoje ainda existem resquícios do fruto. Seu sabor agrada ao paladar e sua ingestão em quantidade apresenta coceira nos lábios, chegando a feri-los. Esse distrito alcançou um bom desenvolvimento a partir do movimento contínuo na Via Férrea Sobral, pois, mesmo existindo a BR-222, as condições das estradas não eram boas, sem camada asfaltada, condição primordial para que existisse um bom movimento na rodovia. Da memorável época dos trens, ficou como lembrança a pequena estação, a casa dos funcionários da antiga Rede Viação Cearense (RVC) com suas Marias-Fumaças ?a RVC, posteriormente, foi englobada à RFFSA. #croata #sertao #pecem #sga #aniversario #papelpanoticias