O Conselho de Boiro decretou três dias de luto oficial e o presidente da Xunta tornou públicas suas condolências através das redes
27 de maio de 2022
Jesús Alonso Fernández , fundador do império enlatado em que se transformou o grupo Jealsa , faleceu esta tarde aos 92 anos . Embora por algum tempo sua saúde o tenha afastado de seus negócios, sua morte causou choque e tristeza em partes iguais na região de Barbanza, onde está localizada a sede do carro-chefe da empresa e onde existem milhares de famílias que direta ou indiretamente vivem do emprego gerado pela empresa.
Alonso é um nome próprio, não só no seu Boiro natal e na região, mas também na indústria conserveira, à qual chegou em 1958 fundando a Jealsa e na qual abriu uma lacuna baseada na determinação e trabalho, primeiro no mercado nacional e posteriormente no mercado internacional. Atualmente, o grupo, que há alguns anos deixou nas mãos de seu filho Jesús Alonso Escurís, fatura mais de 704 milhões de euros e está presente em todo o mundo. Marcas como Rianxeira, Escurís, Mare Aperto (na Itália) e Robinson Crusoe (no Brasil, Chile e Guatemala) integram-se ao grupo conserveiro, que também diversificou a sua atividade com a linha de pet food, Pet Select, e o atum Sant Yago barcos. O setor de energia é outra área em que a família Alonso está presente com a empresa Boinersa.
A expansão da empresa pelo mundo, com o desembarque na América no início deste século, tornou a corporação líder na geração de empregos e os últimos dados oficiais colocam o total de trabalhadores do grupo em 4.600.
Luto oficial
Para além da sua faceta de empresário, que não começou no mundo das conservas mas sim no sector têxtil , dando origem à firma Jealfer , Jesús Alonso também tocou na política e em meados dos anos 1990 os seus vizinhos colocaram-no no gabinete da autarquia , ao qual veio com o único objetivo de trabalhar para melhorar Boiro. Precisamente, a Câmara Municipal Boirense acaba de decretar três dias de luto oficial no município, que terá início na próxima meia-noite e terminará na segunda-feira às 24h00. Durante esse período, bandeiras em prédios públicos serão hasteadas a meio mastro.
Da mesma forma, da Câmara Municipal, em nome da equipe governamental e de toda a corporação e dos trabalhadores municipais, manifestaram "profundo pesar" pela morte de Jesús Alonso , que além de empresário e ex-prefeito, foi um verdadeiro mecenas, colaborando com várias entidades e clubes desportivos do concelho. Além disso, amanhã, às 11h30, está prevista a realização de uma sessão plenária extraordinária e urgente em reconhecimento à carreira do ex-regente.
Aqui em nosso São Gonçalo do Amarante o Grupo Jealsa mantém a Crusoé Foods, que produz sardinha e atum e ainda fabrica suas próprias latas.
É a primeira fábrica de pescados em conserva do Norte e Nordeste. A indústria fica no distrito de Siupé em São Gonçalo do Amarante e processa mensalmente 10 milhões de enlatados e mais de 700 empregos diretos.
Fruto da política de captação de empresas da gestão Cláudio Pinho a fábrica foi inaugurada em 27 de dezembro de 2017, com a presença de seu fundador Jesús Alonso, que mesmo com sua saúde já bastante debilitada fez questão de comparecer a inauguração em São Gonçalo do Amarante.
O Grupo Jealsa é o maior produtor de conservas de pescado da Europa e o quinto maior do mundo. A unidade processa atum pescado na região de Camocim e a sardinha produzida em toda costa cearense. A marca é Robinson Crusoé.
Cláudio Pinho como prefeito de São Gonçalo fazendo uma visita a Cruzoé Foods em 2017
Esta notícia é oriunda do site SGA Notícias fornecida de forma pública.
Acesse para mais conteúdo do mesmo!