Aprovada a instalação de refinaria no Complexo do Pecém; projeto é de US$ 1,1 bilhão
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) aprovou, nesta terça-feira, 20, a instalação de refinaria de petróleo no Porto do Pecém, pela empresa Noxis Energy. A decisão foi publicada no Diário Oficial.
De acordo com o CEO da empresa, Gabriel Debellian, o investimento do projeto é de US$ 1,1 bilhão.
A planta do projeto é no território de São Gonçalo do Amarante.
A empresa está autorizada a produzir GLP, Gasolina A, Diesel Automotivo, Diesel Marítimo (MGO) e Óleo Combustível Marítimo (Bunker). É do tipo bunker que se divide em duas categorias: destilado e residual. O combustível residual é adequado para grandes navios. O destilado serve para abastecer embarcações de menor tamanho e potência.
A refinaria terá capacidade para processar 100 mil barris/dia e produzir, sobretudo, óleo combustível, de olho na demanda do setor de transporte marítimo. Serão 60 mil barris/dia, a serem comercializados com a Bunker One.
Noxis Energy
A Noxis Energy é uma empresa brasileira sediada no Rio de Janeiro. A companhia trabalha principalmente no refino de petróleo utilizando as mais recentes tecnologias, em plantas instaladas em locais estratégicos ao longo da costa brasileira.