Aecipp participa de lançamento da primeira molécula de Hidrogênio Verde no Brasil
São Gonçalo do Amarante - O presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral, juntamente com o vice-presidente da instituição, Ricardo Parente, participou, no dia 19 de janeiro, do evento de lançamento da primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) em grande escala na América Latina, produzida pela EDP Brasil, em São Gonçalo do Amarante, Ceará. Na ocasião, o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, apresentou a estrutura com investimento de R$ 42 milhões que permite acelerar a oferta de energia limpa em um projeto piloto de Pesquisa & Desenvolvimento já em operação na sede da empresa no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém).
Dentro do cenário mundial de fomento às energias renováveis, o Brasil ganha destaque com o potencial de transição energética que já é realidade no Ceará, a partir das características do Complexo do Pecém, de acordo com Eduardo Amaral. "O Complexo reúne estrutura, localização e capacidade estratégicas para a produção de energias limpas que vem sendo construída e planejada ao longo dos anos e, agora, ganha ainda mais força com a planta de hidrogênio verde da EDP. Existe aqui uma grande eficiência energética tanto solar como eólica que coloca o Pecém no protagonismo do mercado internacional", aponta.
A unidade da EDP Pecém contempla uma usina solar com capacidade de 3 megawatts (MW) e um módulo eletrolisador para produção do combustível com capacidade de produzir 250 Nm3/h de Hidrogênio Verde.