Amanhã, quarta-feira (2), a gigante australiana Fortescue realizará uma importante audiência pública para apresentar sua ambiciosa "Planta Fortescue de Hidrogênio Verde".
A Casa dos Ventos será pioneira na instalação de uma unidade de produção de Hidrogênio Verde no Hub do Pecém. A empresa tem um projeto de engenharia já pronto e aguarda ansiosamente a emissão do licenciamento ambiental pelo Ibama para dar início ao empreendimento.
Vale ressaltar que a Casa dos Ventos possui uma fonte de energia sustentável e abundante, tanto através da solar fotovoltaica quanto da eólica, o que lhe permite tocar o projeto H2V.
Além disso, a empresa está de olho na geração eólica offshore, mesmo que os custos ainda sejam elevados, porém com uma promissora tendência de queda, semelhante ao que ocorreu com a energia solar e eólica onshore.
O Governo do Ceará, que celebrou cerca de 30 Memorandos de Entendimento (MOUs) com várias empresas nacionais e estrangeiras, adota uma postura estratégica ao manter silêncio sobre o tema, pois há uma acirrada competição entre diversos estados para atrair os mesmos investidores.