O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) apresentou, nesta terça-feira (1), um requerimento de urgência para o projeto de lei 2308/2023, que busca regulamentar o hidrogênio verde no Brasil.
O pedido foi apresentado durante uma reunião do colégio de líderes da Câmara e recebeu o apoio dos parlamentares governistas, incluindo José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.
De acordo com o deputado, a aprovação do projeto proporcionará a segurança jurídica necessária para atrair investimentos e impulsionar o setor de hidrogênio verde no país. Ele argumenta que o Nordeste tem potencial para se tornar líder na produção dessa forma de energia, assim como já ocorre com as energias eólica e solar.
A regulamentação também é uma demanda de potenciais investidores, que planejam investir bilhões de reais nessa nova fronteira energética. Com mais de 20 memorandos de entendimento assinados, o Ceará está liderando essa corrida energética, que ganhou ainda mais urgência no Brasil após os Estados Unidos anunciarem investimentos de US$ 360 bilhões no setor.