Visto do alto, parece uma longa costura que conecta campos sinuosos e coloridos, onde se encontram as casas dos 6 mil habitantes que residem neste encantador vilarejo situado na província de Malopolska, no sul da Europa Central. Esse tesouro polonês é Suloszowa, uma "cidade cujos habitantes vivem em uma única rua".
Suloszowa está localizada no Parque Nacional Ojcowski, famoso por suas formações calcárias, a cerca de 36 km de Cracóvia. Vistas aéreas revelam os telhados das casas e edifícios que se estendem ao longo dos dois lados de uma via de 9 km, chamada Olkuska-Krakowska, tornando-se uma das ruas mais longas da Polônia.
Os moradores de Suloszowa compartilham um forte senso de comunidade. Edyta, dona de uma loja local, mencionou ao jornal britânico Daily Mail: "Temos o Dia do Morango, quando todos nos reunimos para provar as novas colheitas e desfrutar de música. Também temos o Dia da Batata, onde realizamos o mesmo tipo de evento".
Assim como em todas as cidades pequenas, a fofoca é comum em Suloszowa, onde todos se conhecem.
Entre as atrações turísticas do vilarejo está o Castelo Pieskowa Skala, construído no século 14 pelo rei Casimiro 3º, o Grande, como parte da cadeia defensiva de castelos chamada "Nidos de Águila" e que fica nos arredores, dentro dos limites do Parque Nacional Ojcowski.