Supertelescópio James Webb registra imagem intrigante de 'ponto de interrogação' entre par de estrelas
O telescópio espacial James Webb, da NASA, registrou no final de julho deste ano imagens de um objeto vermelho bastante similar a um "ponto de interrogação". Essa descoberta ocorreu enquanto o telescópio monitorava a formação de um par de estrelas jovens, localizado a aproximadamente 1.470 anos-luz da Terra, na Constelação Vela.
Em uma entrevista ao site Space, representantes do Space Telescope Science Institute em Baltimore, Estados Unidos, que são responsáveis pelo funcionamento do James Webb, discutiram a imagem. Eles sugeriram que "provavelmente se trata de uma galáxia distante ou possivelmente de galáxias interagindo entre si. Essas interações podem ter resultado na forma distorcida semelhante a um ponto de interrogação".
Matt Caplan, um professor assistente de física na Universidade de Illinois, apoia a ideia de que o ponto de interrogação pode ser, na verdade, o resultado da fusão de duas galáxias. Ele observa que a parte superior do ponto de interrogação parece integrar uma galáxia maior que está sendo interrompida. Caplan afirma: "Ao considerar as cores de outras galáxias em segundo plano, essa explicação parece razoável. Mesmo que as fusões sejam caóticas, objetos com lóbulos duplos e caudas curvas que se estendem para longe são bastante comuns".