Mulheres de São Gonçalo do Amarante incrementam seus negócios em gastronomia após formação do projeto Território Empreendedor
A Trilha de Gastronomia do Programa Território Empreendedor formou mais 38 mulheres de São Gonçalo do Amarante. Os certificados foram entregues pelo CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, em cerimônia no CV-TEC do município, quarta-feira (22/11). Em junho, outras 32 mulheres também incrementaram os seus conhecimentos para impulsionar seus negócios.
Eric Torres destacou que a ArcelorMittal está no Ceará não só para desenvolver resultados para a empresa, mas também para praticar intensamente a responsabilidade social. "Já temos 120 pessoas que passaram só por essa trilha (ao todo já foram 1.500) e que já estão trabalhando e empreendendo. É gratificante fazer algo que nos aproxime da comunidade. A gente cuida de gente. Trabalhamos forte com diversidade, inclusão e empoderamento feminino", declarou o CEO ao pedir uma salva de palmas para todas as formandas presentes.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, destacou esse trabalho em conjunto. "Sintonia é a palavra que define esse momento. São parcerias que vêm dando certo. Nosso trabalho não é mais de formiguinha, já está consolidado. Esse projeto não seria possível se fosse tocado apenas por nós da Prefeitura. O complexo industrial mudou a cara do Pecém. A essência da ArcelorMittal mudou a cara da região".
Transformação social e cultural
Carla Brunoro, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, reforçou que a ação faz parte do DNA da empresa. "Temos muito orgulho desse programa de empreendedorismo. O projeto comunga com tudo que a gente acredita na empresa, principalmente o empoderamento. Estamos ensinando a pescar, não entregando o peixe. Vocês podem tudo, têm que se orgulhar dessa conquista", comentou Carla durante a cerimônia. Ela reforça ainda que a empresa está fazendo um profundo diagnóstico da região, mapeando as potencialidades do município para nortear futuras ações. "Vamos seguir juntos. Acreditamos em transformação social e cultural para trazermos mais capacitações e mais projetos para a região".
Potencialidades renovadas
Moradora de Tabuba, Ruth Medeiros foi uma das mulheres da região que concluiu o curso e agora vê um futuro com mais oportunidades. Ela já vendeu lanches e os famosos "pratinhos" no passado, mas por desânimo parou a atividade. "Fiquei muito interessada quando me mandaram o link do curso. Estava desanimada antes disso, mas as aulas fizeram com que a vontade de empreender renascesse. Essa oportunidade é muito importante para as mulheres daqui de São Gonçalo do Amarante".
A gonçalense Gisele Moreira também se orgulha da conquista. Com certificado na mão, ela nos contou que se torna exemplo ainda mais forte para a família. "Provamos para nossos filhos e esposos que, quando queremos, dificuldades não nos param, mas nos desafiam a vencer. Renovamos dentro de nós mesmas a potencialidade e a importância como mulheres. E agora também como futuras empreendedoras".
Ruth, Gisele e as demais 36 concludentes foram convidadas a confeitar os bolos de aniversário da cidade de São Gonçalo do Amarante, que foi celebrado em 27 de novembro. Neste ano, foram dois: um para o Pecém e outro para a sede do município, totalizando mais de 20 metros de bolo. "Foram todas convidadas para fazer parte desse momento tão simbólico para nós", convidou Magnólia Rocha, secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade.
Território Empreendedor
O Território Empreendedor é realizado pela ArcelorMittal, em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE-CE) e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio do projeto Flor do Campo.
Fonte: http://www.sganoticias.com.br/2023/11/mulheres-de-sao-goncalo-do-amarante.html
Esta notícia é oriunda do site SGA Notícias fornecida de forma pública.
Acesse para mais conteúdo do mesmo!
Esta notícia é oriunda do site SGA Notícias fornecida de forma pública.
Acesse para mais conteúdo do mesmo!